O que é Anátema?

Significado de Anátema

 

            Segundo os dicionários, anátema pode significar:

1.    Reprovação: Reprovação enérgica; desprezo ou desdém; repreensão solene, pública e severa; não ser aceito.

2.    Condenação: reprovado, culpado; sentenciado por um crime, delito; penalizado com prisão ou morte.

3.    Exclusão: Penalidade que exclui alguém de um grupo, uma organização, uma sociedade, uma comunidade ou de uma igreja (excomunhão). É uma pessoa que foi expulsa, privada ou separada de um convívio social.

4.    Maldição: é maldito, mal falado, amaldiçoado, abominável, aversivo, odiado, indesejado, repudiado, desacreditado.

5.    Sacrifício: Anátema (do grego antigo ἀνάϑημα, "oferta votiva", feita por votação ou voto de promessa e, depois, ἀνάϑεμα, "maldição"; derivadas de ἀνατίϑημι, "dedicar") era, naGrécia Antiga, uma oferenda posta no templo de uma deidade, constituída inicialmente por frutas ou animais e, posteriormente, por armasestátuas, etc. Seu objetivo era agradecer por uma vitória ou outro evento favorável.

Jesus foi traído, preso, caluniado, esbofeteado, açoitado, julgado, condenado a morte. Nisso vemos que Jesus foi um anátema, pois foi reprovado, foi repreendido solenemente e publicamente, não foi aceito em sua sociedade, foi julgado, culpabilizado, e sentenciado a morte por se dizer filho de Deus. Nisto vemos que Jesus foi um anátema, cuja privação social foi a morte.

Alguém que é feito anátema, tendo por privação social a morte, se sacrificando pelo que crê, é um mártir.

            Passagens bíblicas sobre anátema:

Anátema aparece 22 vezes na bíblia, mas aqui serão exibidos apenas os mais significativos.

Anátema significa exclusão:

1CO 16 22Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema (excluído do grupo) Maranata!

GL 1 8Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. 9Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema (separado, excluído).

            Exclusão dos ídolos: os ídolos são deuses ou estatuetas, ou mais profundamente, qualquer coisa que tome o lugar principal de Deus em seu coração é um ídolo... cultuar músicas ou vãs filosóficas é fazer deles um ídolo, não faz mal gostar, desde que seja algo bom, mas o culto ou adoração a tais coisas os constituem um ídolo da pessoa. A seguir vemos algumas passagens que demonstram que Deus fez dos ídolos um anátema, ou seja, separou, excluiu do seu povo, e quem participou ou mesmo tomou coisas dos ídolos foi expulso também.

DT 7 26Não porás, pois, abominação (íodolos/ deuses pagãos) em tua casa, para que não sejas anátema (separado), assim como ela (o ídolo); de todo a detestarás, e de todo a abominarás, porque é anátema (o ídolo não é aceito).

DT 13 17Também não se pegará à tua mão nada do anátema, para que o Senhor se aparte do ardor da sua ira, e te faça misericórdia, e tenha piedade de ti, e te multiplique, como jurou a teus pais.

JS 7 11Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. 12Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. 13Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. 14Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o Senhor tomar se chegará, segundo as famílias; e a família que o Senhor tomar se chegará por casas; e a casa que o Senhor tomar se chegará homem por homem. 15E será que aquele que for tomado com o anátema será queimado a fogo, ele e tudo quanto tiver; porquanto transgrediu a aliança do Senhor, e fez uma loucura em Israel.

            Então fizeram o sorteio das famílias, e descobriram o homem...

20E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e fiz assim e assim. 21Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.

JS 22 20Não cometeu Acã, filho de Zerá, transgressão no tocante ao anátema? Não veio ira sobre toda a congregação de Israel, de modo que aquele homem não morreu só, na sua iniqüidade?

JS 7 1E transgrediram os filhos de Israel no anátema (ídolo); porque Acã filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.

JS 6 18Tão-somente guardai-vos do anátema (ídolos), para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis.

            Obs: Ídolos e objetos sagrados de ídolos podem ser causa de maldição! Destrua tais objetos. Um cristão forte teme somente a Deus (nada que vem de fora pode tornar o homem impuro)... mas é bom destruir igual.

             O ídolo, ou deus pagão, é excluído da sociedade cristã, por isso quem o adora será excluído também. Isso também se remente a adoração de santos, por exemplo.

            Pecar no anátema: Significa partilhar das obras, crenças ou ensinos que estão fora da ordem cristã, ou se apossar de objetos pagãos.

1CR 2 7E os filhos de Carmi foram Acar, o perturbador de Israel, que pecou no anátema (ídolos).

            Anátema também significa morte:

JS 6 17Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.

Não faça de Jesus um anátema!

1CO 12 3Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.

            Quando o apóstolo Paulo diz “ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema” ele está querendo dizer que nós não devemos fazer de Jesus Cristo um anátema, ou seja: não devemos nega-lo, reprova-lo, despreza-lo, exclui-lo ou afasta-lo de nossa vida... não devemos amaldiçoa-lo, falar mal Dele, zombar... não devemos mata-lo dentro de nós, não devemos misturar as obras e fé de Cristo com os caminhos idólatras e as obras reprováveis, etc...

IS 34 5Porque a minha espada se embriagou nos céus; eis que sobre Edom descerá, e sobre o povo do meu anátema para exercer juízo.

            Quem é o anátema de Deus? Quem foi odiado, mal falado, mal visto, assassinado e rejeitado? Quem foi que o matou e o rejeitou? Acaso não foi o povo de Israel? Pois para eles Jesus Cristo é um anátema, e foi exatamente por causa disto que eu pus o título deste livro de “O Anátema”, porque ele sofreu perseguições, desde cedo foi menosprezado, sofreu muitos males até começar a sua obra, foi injuriado, desacreditado, zombado, tentado, perseguido, traído, sofreu um duro castigo, morreu terrivelmente, e não foi reconhecido pelo seu povo, deixando-o à parte, de lado, rejeitado. Por estas e muitas outras eu afirmo que Jesus Cristo foi um anátema, anatematizado pelo seu próprio povo, e por todos aqueles que negam, desacreditam ou o excluem de sua vida até os dias de hoje; todos estes que o negam, não querem aceita-lo e não acreditam Nele... Todos nós o pregamos na cruz, uns por ódio, outros por amor, pois quem pagou a nossa transgressão sofreu o nosso merecido destino... se alguém deve pagar o nosso resgate, quando formos questionados deveremos apontar para Cristo e dizer “Eis aí o cordeiro, que perdoa os pecados do mundo e dá-nos a paz” ele é a ovelha que demos em sacrifício na páscoa, cada um de nós o imolou.

            Então, prevenindo-se de difamadores que não sabem nada, advirto que “O Anátema” significa para mim o rejeitado, por aqueles que não acreditam nem aceitam ele. E pus este nome porque achei que chamava a atenção, representava a reação dos ímpios, para os quais escrevi este livro, porque “não são os sãos que precisam de médico, mas os doentes” e “quem diz “eu vejo”, é cego, e quem diz “sou cego”, este vê” porque “...não vim para chamar os justos e sim os pecadores” pois quem sabe que é pecador, sabe que precisa de um ajudante, um salvador, e assim, vendo que está nu, pode buscar se cobrir, e buscando a Cristo encontra a vida eterna. Lembre-se que Jesus fez o cego ver...

            Quanto ao título da obra (meu livro): Eu escolhi o título “O Anátema” porque chama mais a atenção; porque resume a obra de cristo para com o seu povo escolhido, os judeus, que o negaram, rejeitaram e o mataram; e porque Jesus ainda continua sendo anátema, ao ser negado e rejeitado por tantas pessoas, ou tido por desinteresse ou algo indiferente e desnecessário.

            Deus entregou Israel ao Anátema: Deus entregou Jacó (renomeado como Israel) aos ídolos ou deuses pagãos, o que leva ao opróbrio. De outro modo, entregou Israel nas mãos daquele a quem eles rejeitaram, Jesus Cristo, o anátema de Israel.

IS 43 28Por isso profanei os príncipes do santuário; e entreguei Jacó ao anátema, e Israel ao opróbrio.

            Anátema de Cristo:

RM 9 3Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne.

            Entende-se como desejar sofrer, ser rejeitado ou martirizado por Jesus Cristo. Nós, que nascemos de novo, temos o desejo de fazer parte de Cristo, parte de seu grupo, e pouco a pouco vamos nos afastando das coisas mais odiosas, como o pecado, cultura, más companhias, etc... chegamos ao ponto de desejar ser usado para a obra de Cristo, testemunhando a favor dele, sem se importar se seremos excluídos de um grupo ou não... sempre que temos a oportunidade de falar falamos, experimentando pelas beiradas se a pessoa é acessível ou não. Porém, há pessoas que querem obrigar os outros a aceitar Cristo... isso é totalmente reprovável, até porque acaba causando uma grande má impressão sobre os cristão, e há um grupo religioso cristão, que gosta de se vestir bem, e que possuem vários nomes, um para cada esquina... estes são mestres em estragar a imagem cristã. É preciso entender que se você tem a vontade de falar sobre Jesus, é preciso fazer isso para quem “sabe que é cego”, ou seja, falar a quem deseja ouvir, a quem te aceite... repare que quem recebe suas palavras, talvez possa receber a Cristo, mas por favor, faça isso de forma cuidadosa, sem ofender ou irritar ninguém para não arruinar mais a nossa imagem. Outra forma de proclamar Jesus é nas obras que nós fazemos, por meio delas muitas pessoas vão reconhecer que Jesus é bom. Ora, temos a vontade de partilhar a alegria de uma descoberta que muda a nossa vida, ou de uma vida conduzida pela doutrina cristã... nós não nos importamos com o que pensam de nós, isso é bom quando se refere aos maus julgamentos que certas pessoas fazem de nossa fé. Sejamos separados para Cristo, sejamos excluídos do mundo para Cristo, podemos ser odiados pelas pessoas que não nos intendem, mas temos a Cristo, Ele é a nossa parte para sempre. Amém.

            Anátema também significa sacrifício: vimos na Anátema na definição de sacrifício representa uma oferta votiva, ou seja, pelo volto ou voto de promessa, e em ambos significados cumprem-se, quando por maioria obrigam Pilatos a entregar Jesus para a morte, ou como os votos de Jesus, cumprindo seu destino escrito nas profecias. Em outra instância, anátema tem o sentido de dedicar uma oferta a um deus... Israel tinha que fazer sacrifícios de animais para perdoar os seus pecados, mas cristo foi o Cordeiro de Deus, que em sacrifício único na cruz, deu-nos a remissão dos pecados e a vida eterna.

 

Dicionário online Michaelis, no site Michaelis.uol, no linkhttps://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues &palavra=anátema em 15.01.2015, às 16:31.

Dicionário online Dicio, no site Dicio, no linkhttps://www.dicio.com.br/anatema/ em 15.01.2015, às 16:36.

Dicionário online Dicionarioinformal, no sitedicionarioinformal, no linkhttps://www.dicionarioinformal.com.br/anátema/ em 15.01.2015 às 16:40.

Enciclopédia Online Wikipedia, no site Wikipédia, no linkhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Anátema em 15.01.2015, às 16:53.